quarta-feira, março 01, 2006

BENFICA 1-tripeiros 0


O jogo da 24ª jornada que confrontava o líder e o Benfica afigurava-se como um “mata-mata”. Era fundamental vencer, e são nestes jogos decisivos que se mostram os verdadeiros CAMPEÕES, como o BENFICA!!!!..eu tinha quase a certeza que o benfica não iria deixar passar esta oportunidade para mais uma vez vençer os tripeiros(como podem verificar no post de dia 12 de fevereiro,além de ter ganho 45 euros no betandwin, sei tanto,lol)...que a última vez que nos ganharam foi em 2004, e mais uma vez confirmou-se 3ro jogo consecutivo sem perder com estes gajos da azul.
Ronald Koeman fez apenas uma alteração à equipa titular do jogo anterior colocando Karagounis no lugar de Beto. A entrada do grego teoricamente possibilitaria um sentido mais ofensivo à equipa procurando apoiar de forma mais eficaz o ponta-de-lança Nuno Gomes. Acho muito importante o povoamento do meio-campo e penso que esta é a melhor forma de consolidar o jogo da equipa. Uma estrutura central forte com 2 médios defensivos – Petit e Manuel Fernandes – e outro ofensivo mas que também defende de forma eficaz – Karagounis – é fundamental na estruturação do futebol de uma grande equipa.
O Benfica, à semelhança do jogo com o Liverpool, iniciou a partida com algumas cautelas defensivas precavendo-se das iniciativas individuais de Lucho e Quaresma – de longe os melhores jogadores do adversário. Foram muito poucos os espaços existentes na primeira parte o que impossibilitou um futebol de melhor qualidade. Uma ou duas iniciativas de Simão e de Robert, e ainda um excelente remate de Nuno Gomes por cima da baliza.
Foi uma 1ª parte muito dura, com muitas faltas e muito nervosismo de parte a parte. Poucos remates e poucas defesas. Até que Paulo Assunção tem uma entrada duríssima sobre Laurent Robert que o árbitro prontamente assinala como faltosa – faltou, no entanto o amarelo para o brasileiro. O francês aprontasse para marcar o livre e estoira de 40 metros para Vítor Baía abrir a capoeira. O míssil com controlo remoto é, na verdade, um frango monumental do “Sr. 400 jogos” mas muito mérito também para o nº 34 benfiquista pela forma fenomenal como dá o efeito à bola.
O intervalo não chega antes que Nuno Gomes de forma displicente e desastrada falhe um golo praticamente feito por Simão Sabrosa. Exigia-se mais calma ao ponta-de-lança do Benfica já que este golo mataria o jogo por completo.
A 2ª parte foi bastante superior à 1ª devido ao facto do FC Porto ter saído mais do seu meio-campo. Assim começaram a existir mais espaços o que possibilitou contra-ataques perigosos de cada uma das equipas. o Benfica voltou a ter novas oportunidades para terminar de vez com a partida. Contei pelo menos 4 lances de golo eminente desaproveitados pela linha avançada do Benfica. Na minha opinião se a tranquilidade reinasse na tabela classificativa, o SLB teria goleado o FCP neste jogo.
O resultado é, como não poderia deixar de ser, inteiramente justo porque a equipa da casa teve mais e melhores oportunidades de golo e soube aproveitar os erros do adversário. O jogo valeu, essencialmente pela emoção de um clássico e pela meia-hora final de futebol mais ou menos bem jogado – pelo menos houve velocidade.
Individualmente a análise é bastante semelhante ao jogo de Terça-Feira. Como melhores em campo, de novo, a Santíssima Trindade: Léo, Petit e Luisão.
O central brasileiro esteve, de novo, soberbo. Durante o jogo todo – e podem crer que estive com atenção – não falhou um único lance. Cortou tudo o que havia para cortar e transmitiu grande segurança a uma defesa fantástica. Secou por completo Adriano – não me recordo de nenhum remate do portista e muito menos de um lance perigoso digno de registo – quer no jogo aéreo quer pelo chão. Está, provavelmente, no melhor momento de forma da época em curso. É sintomático que nas grandes exibições da equipa é quase sempre ele que se destaca e por isso mesmo é mais um passo dado rumo ao Mundial.
Para o “gigante baixinho” as palavras já começam a escassear. O maior elogio que se lhe pode fazer é ter “obrigado” Ricardo Quaresma a trocar de flanco visto que consigo à frente não conseguiu fazer nada. É incrível como um jogador tão baixo consegue fazer exibições monumentais e principalmente tendo em conta a posição que ocupa.
Acrescento ainda a enormidade de cortes preciosos que fez, as dobras magníficas e o “túnel” fabuloso a… Lucho. Enorme Léo, o Maradoninha do burgo.
O jogador mais odiado pelos portistas, o grande Petit, fez de novo uma grande exibição assumindo-se novamente como o motor da equipa. Sem Petit, o Benfica não é o mesmo. É, na minha, opinião e a par de Luisão o jogador mais importante na estrutura do Benfica.Gosto imenso da sua forma de jogar, é um jogador à Benfica. Antes quebrar que torcer, eis Armando Teixeira....O sr Teixeira do meio campo do BENFICA.
Pautando-se com excelentes exibições e em elevado nível estiveram Manuel Fernandes, Alcides, Karagounis e Anderson.
O jovem trinco português fez, provavelmente, o melhor jogo desta época depois do jogo no El Madrigal. Ganhou o dificílimo duelo com Lucho González e quando demonstra confiança – como parece que é o caso actual – tem um índice muito elevado na eficácia de passe. O mais importante no seu jogo actual é ter perdido a tendência de se agarrar muito à bola – fundamental para isso é a sua melhoria a nível físico.
Bastante melhor do que em jogos recentes estiveram Simão e Laurent Robert. O capitão esteve bastante mexido mas continua uma lástima no um-para-um – onde era exímio. Alguns bons pormenores mas o Simão que todos queremos ainda não está cá. O francês fez o golo e pouco mais. Ainda se esconde muito do jogo e por isso a substituição no 2º tempo foi bem feita, o problema foi quem entrou.
Dos titulares sobram ainda Moretto e Nuno Gomes. O keeper brasileiro não teve quase trabalho nenhum muito por culpa da magnífica exibição da defesa. Voltou a demonstrar segurança nos cruzamentos o que é bastante positivo tendo em conta o que se tinha passado em jornadas anteriores.
O início de jogo de Nuno Gomes parecia augurar uma exibição de grande nível mas logo se perdeu essa esperança. Para mim foi uma das grandes desilusões da noite e ainda hoje estou a pensar naquele falhanço escandaloso aos 42 minutos e que faria o 2-0 com a consequente “morte do jogo”. Falhou ainda, mais uns 2 ou 3 golos feitos demonstrando a fraca pontaria actual.
No que diz respeito à arbitragem tínhamos matéria para 3 ou 4 posts. De forma unânime já foi reconhecido que João Ferreira de Setúbal – mais um – errou e bastante, Bosingwa pisou o calcanhar de Simão – obrigando-o a ir ao chão, Minutos mais tarde, nova expulsão perdoada a Quaresma por agressão à cotovelada a Alcides mesmo nas “barbas” do árbitro auxiliar.
Ficaram ainda 2 penaltys por assinalar, um por mão na bola de Pepe – admito opiniões contrárias porque, de facto, é muito duvidoso – e o outro, indiscutível, por agarrão de Lucho a Petit com consequente expulsão por duplo amarelo para o argentino.
Ficaram ainda bastantes amarelos por mostrar como por exemplo na placagem a Alcides com o braço por parte de Raul Meireles ou ainda no lance da falta dura de Paulo Assunção que dá origem ao golo de Robert.Já sei que muitos reclamam a expulsão do Petit mas esses são os mesmos que expulsavam Petit só pelo facto de ele… respirar. Tenham dó!

P.S1-o Benfica conquistou a vitória 1.300 em jogos do campeonato.O campeão nacional, totalista de participações (68) no principal campeonato português, juntamente com FC Porto e Sporting, é o clube que mais triunfos coleccionou até ao momento: 1.300, em 1.920 encontros.Dragões e leões vêm ainda longe. O clube da Invicta, na melhor das hipóteses, apenas em 2007/08 atinge tal marca. Mas é preciso que ganhe todos os jogos. Já o Sporting tem de esperar até 2008/09. E também não pode sequer empatar.Não é por acaso que tem alcunha de GLORIOSO.

P.S2-Esta tem sido uma temporada em cheio para o Benfica no que diz respeito ao número de espectadores nos jogos em casa.
Pela Luz já passaram 550.842 adeptos, só em jogos do campeonato, o total ultrapassa largamente o meio milhão de espectadores, em apenas 13 encontros. Mais do que a população das principais cidades portuguesas e até de alguns países do mundo...
Estes números não incluem os jogos da Liga dos Campeões – frente ao Manchester United e Liverpool, por exemplo, verificaram-se autênticas enchentes –, nem o encontro com o Nacional, relativo à Taça de Portugal. Se juntarmos as três provas, verificamos que ao todo já passaram mais de 700 mil pessoas pelas bancadas do Estádio da Luz esta temporada – um número surpreendente, sobretudo se atendermos ao facto de muitos dos recintos portugueses se apresentarem “despidos” na esmagadora maioria dos jogos...(esta é pa ti joão)

P.S3 Antes da partida constatou-se mais um rol de comportamentos animalescos por parte da claque do FC Porto, Super Dragões. Se já não bastava o lamentável comportamento na entrada para o estádio com insultos, provocações e arruaça – previamente “corrigida” de forma eficaz e meritória pela polícia de choque – o que sucedeu no minuto de silêncio que antecedeu o jogo foi surreal. Não conheço o ex-dirigente leonino homenageado mas é de uma falta de civismo perfeitamente ignóbil por parte dessa gente que se entoe a versão brejeira e insultuosa de um cântico benfiquista ao invés de se fazer silêncio. Esta gente está a mais no futebol!

P.S4 Os verdadeiros CAMPEÕES ganham em jogos decisivos, foi o ano passado com os Lagartos, foi com o manchester com o Liverpool e agora com os tripeiros(pois se perdessemos era o adeus ao título)......e por isto e muito mais, pois somos claramente a melhor equipa Portuguesa quer em equipa quer em individualidades e como mostra em março estamos na luta por todas as competições!!!....RUMO AO BI!!!!!!!!!!!!!!!!


Os melhores lances- http://rapidshare.de/files/14313319/SLB_FCP.wmv.html
GOLO- http://video.google.com/videoplay?docid=-2335531325811882430&q=Benfica

3 Comments:

At 2:53 da manhã, Blogger Zbuuf said...

fodasse...

 
At 3:39 da manhã, Blogger Leki said...

Imagine no dragons
No blue, no fcp
No hell below us
Above us only SLB

You may say I'm a dreamer
Yes I am, I've always been
but I hope some day you'll join us
And the world will be all Lampions!!!!!

 
At 12:46 da manhã, Blogger Meio Limão said...

Leram mesmo até ao fim???...

 

Enviar um comentário

<< Home