sexta-feira, abril 07, 2006

barcelona 2-BENFICA 0,o fim de um sonho....até para o ano!


“I had a perfect dream!” É como começa a letra de uma música genial de Freddy Mercury intitulada “Barcelona”. Certamente foi este o sentimento de muitos daqueles que sonhavam que o Benfica eliminasse o grande favorito à vitória final na competição, eu mais do que sonhar, acreditava e muito!!
Tarefa hercúlea que só poderia ser concretizada com um misto de classe, sorte e atitude. O majestoso Camp Nou aguardava os “novos heróis” do Benfica e a sua falange de adeptos mais fervorosa – uns 5000 no topo mais longínquo do 3º anel.

Iniciou-se a partida com um claro domínio de jogo do Barça que pretendia o mais rápido possível inaugurar o marcador para assim gerir o resto do jogo com mais à-vontade.
Aos 4 minutos parecia que toda a estratégia iria por água abaixo com a marcação de uma grande penalidade. Moretto esteve enorme e evitou o golo de Ronaldinho mas não o conseguiu um quarto de hora mais tarde. O controlo de jogo e oportunidades de golo materializaram-se no golo do melhor do Mundo após uma inacreditável falha individual – mais uma de Beto – mas num total desacerto colectivo.

Com a chegada da 2ª parte, a mentalidade dos jogadores alterou-se de forma significativa. Pareciam menos impressionados com o ambiente e responsabilidade e com mais vontade de procurar um resultado. Karagounis foi fundamental nesse aspecto pelo facto de ter conseguido segurar a bola por mais algum tempo na posse do Benfica – até à sua entrada o Benfica foi confrangedoramente frágil.
A verdade é que o Benfica teve algumas oportunidades mas o domínio real continuou a ser catalão. Quando Simão teve aquela grande oportunidade depois de uma grande jogada de Miccoli dei comigo aos gritos e aos saltos de euforia, foi preciso alguém dizer-me que a bola tinha ido às malhas laterais para que continuasse na realidade e não no sonho. Porra! Que grande lance, dar-nos-ia a qualificação certamente!
A partir daqui o Barcelona tremeu um pouco e o Camp Nou intranquilizou-se de forma significativa. Toda a gente sabia que um golo eliminaria o Barcelona e as jogadas de perigo do Benfica aliados aos sucessivos falhanços dos jogadores da casa faziam temer o pior. A felicidade não esteve, mais uma vez, connosco e quando se procurava o golo do empate surgiu o selo final da eliminatória com a assinatura de Samuel Eto’o – aproveitando nova falha individual desta feita de Petit. Grande tristeza, não merecíamos morrer na praia depois de tanto sofrimento e… em dois jogos!

Individualmente gostei imenso de Luisão e de Moretto, Moretto salvou o Benfica exibindo-se com grande categoria e classe. Não teve uma única falha durante todo jogo e fez duas defesas fantásticas, O defesa-central brasileiro Luisão demonstrou mais uma vez à Europa todo o seu valor. De longe, o melhor em campo por parte do Benfica, foi dos poucos que não se deixou atemorizar pela importância do jogo e poderio do adversário, destaco tambem Miccoli: classe, velocidade e acima de tudo atitude. Miccoli é verdadeira magia do futebol, um génio que mesmo com pouco espaço e ainda menos bola conseguiu desenvolver os melhores lances de ataque do Benfica. Muitos foras-de-jogo assinalados onde se fica com a ideia que até ao desamparado fiscal de linha trocou os olhos – pelo menos metade foram mal assinalados!

Mais uma vez fico com a ideia que Koeman não fez tudo ao seu alcance no que diz respeito às substituições. A aposta em Karagounis deveria ter sido mais cedo – não o colocar logo depois do intervalo é uma aberração – enquanto que apostar em Laurent Robert – péssima forma e pouco poder de luta e acho que Pedro Mantorras que para além de ser talismã tem marcado em jogos bem importantes e nos últimos minutos, merecia mais do que ninguém ter jogado na champions, poi foi ele um dos grandes responsáveis para o benfica estar lá.....só peço mesmo, PARA O ANO.........KOEMAN,NÃO OBRIGADO!!!

Todos vimos a arbitragem ultra-caseira e habilidosa de Lubos Michel. Atitude perfeitamente espectável não só pelas equipas em confronto mas também pelo facto do jogo ser em Camp Nou. Se é verdade que poderá ter ficado um penalty por assinalar por mão na bola de Luisão – considerada falta à entrada da área mas de muito difícil juízo, só visível na repetição – o restante jogo foi uma vergonha descarada. Muitos dos ataques do Benfica foram simplesmente parados por faltas inexistentes ou foras de jogo patéticos – número que deve ser recorde na competição e ainda mais engraçado o facto de só os mais óbvios serem repetidos na TV.O caseirismo do eslovaco é exemplificado aquando de um livre de Simão – com cruzamento directo à área – para a cabeça de Luisão – com um corte mais que claro de Oleguer para canto que deu… pontapé de baliza. Simplesmente enervante!
Puyol tem uma entrada verdadeiramente assassina aos pés de Beto – a pés juntos e sem toque na bola sequer – na qual o árbitro marca falta de… Beto. Inacreditável a quantidade de entradas duras deste jogador catalão!Ronaldinho teve duas atitudes – não acredito que tenha sido de propósito – pouco dignas do que ele representa para o futebol. Em dois lances de protecção de bola – um sobre Ricardo Rocha, outro sobre Anderson – o jogador brasileiro levanta muito os braços e atinge com o cotovelo os jogadores do Benfica. Um amarelo por cada lance deveria ter sido mostrado, ou pelo menos um aviso para que não o fizesse.Michel assinalou bem um penalty de Petit, em tudo idêntico ao que ficou por marcar na Luz. Toda a gente sabia – Koeman inclusive – que seria assim. Bastava haver a oportunidade e infelizmente houve!


A presença na Liga dos Campeões deste ano é fantástica, principalmente tendo em conta a comparação dos orçamentos das restantes equipas em prova e também observando que há 7 anos que o Benfica não participava. O balanço traduz-se em 4 vitórias (Lille 1-0, Manchester 2-1 e Liverpool 1-0 na Luz, Liverpool 2-0 em Anfield), 3 empates (Lille 0-0, Villarreal 1-1 fora de casa, Barcelona 0-0 na Luz) e 3 derrotas (Villareal 0-1 na Luz, Manchester 1-2 e Barcelona 0-2 fora de casa).
Eu sempre acreditei numa época vitoriosa na champions, e para mim o saldo é bastante positivo e para aqueles que diziam que iamos “envergonhar Portugal”, para os anti-benfica(que ainda são em grande número) para esses deixo o seguinte: Descansem que o vosso pesadelo cheio de amargura e raiva terminou finalmente, podem descansar mas por pouco tempo. Aguardem mais sofrimento para breve!

Importante também realçar o fundamental encaixe financeiro do clube, resultante quer dos pontos obtidos e da qualificação para os 4ºs de Final mas também pelas fabulosas receitas de bilheteira dos jogos caseiros. Foram mais de 15 milhões de euros, verba que servirá em parte para fortalecer, ainda mais, o plantel para a próxima época.

Os benfiquistas devem sentir-se orgulhosos por tudo o que esta equipa nos tem dado nos tempos mais recentes. É bom voltar a sentir aquela Força do Benfica que há muito estava adormecida.Para o ano voltamos a estar lá e é só isso que eu peço/exijo. Melhores momentos virão, certamente. Tenho a certeza que o Benfica vai voltar a ser Campeão Europeu. A águia vai voltar a subir ao topo, resta esperar o momento certo!

Apoiar Constantemente!Acreditar Continuamente!Orgulho Perpetuamente!Contigo Sempre!Sport Lisboa e Benfica, Eternamente!!!!

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE.....

1 Comments:

At 2:49 da manhã, Blogger Madalena said...

Benfica SEMPRE!:) fez-nos sonhar e acreditar que era possível.. eu acreditei até não ser +possível sonhar..

Pro ano lá estaremos!

 

Enviar um comentário

<< Home