quinta-feira, julho 20, 2006

Sócrates em GRANDE!!!!!


A entrevista de José Sócrates a Maria João Avillez na SIC foi um excelente exercício do primeiro-ministro.
Pela imagem, segurança no discurso, escolha dos exemplos e dos casos que sustentam as suas ideias - todo aquele momento de televisão deu consistência à imagem forte e empreendedora que Sócrates conseguiu criar para o seu Governo e alimentar na repercussão pública diária.
Uma coerência inabalável.
Já li ou ouvi comentários menos simpáticos sobre a postura de Maria João Avillez, mas é injusto fazê-lo, porque a jornalista adoptou a sua pose habitual, aquela que lhe conhecemos de há anos, e não era a circunstância de ter ali o primeiro-ministro que a deveria transformar noutra mulher ou dar-lhe outro estilo.
O mérito, portanto, é independente do cenário ou da entrevistadora: Sócrates há muito que percebeu que tem talento oratório, inteligência e astúcia na argumentação, e poucos devem conseguir enfrentá-lo com sucesso.
Os debates na Assembleia roçam muitas vezes o ridículo justamente por causa do confronto entre a sabedoria do primeiro-ministro e a ignorância, negligência e, muitas vezes, a provocação gratuita e inconsequente dos deputados das oposições.
Eu fiquei preso à entrevista. Fiquei preso ao país que descola lenta mas seguramente rumo ao oásis, fiquei contagiado pelo pedido sincero de ânimo, de discurso positivo, de optimismo, concordei com a ideia de que nós, portugueses, estamos fartos de ouvir dizer mal de tudo e de todos. Percebi que o caminho passa pela tecnologia, pela informação, pela formação.
Fiquei feliz porque este é um lugar de oportunidades que melhora todos os dias, e onde o Governo trabalha para que os nossos filhos vivam num mundo melhor.
Compreendi os investimentos estrangeiros em Portugal - mesmo depois de uma empresa como a GM se portar tão mal sem consequências de maior....enfim depois do discurso da "tanga" de uma certa personagem que fugiu a sete pés, pois viu que só fez merda em Portugal, chegou alguém com um discurso completamente diferente, um discurso positivo, que é isso que os portuguesses precisam para levantar a moral, não estarem constatemente a ouvir que estamos em crise que tudo corre mal, porque mesmo sendo verdade o discurso nunca poderia ser esse, pois assim é que não iriamos a lado nenhum, e passado um ano e alguns messes da governaçao do PS, Portugal já recuperou alguma coisa, alguma confiança, algum investimento, a melhoria de alguns indicadores económicos......por isto e muito mais eu digo...............

OBRIGADO SÓCRATES!!!!!!