sexta-feira, setembro 29, 2006

BENFICA 0,Manchester 1, mereciamos um ponto!!!

O Benfica entrou bem no jogo, controlando e dominando, o Manchester pouco ou nada fazia, parecia mesmo que tavamos a jogar com uma equipa do meio da tabela da Liga portuguesa, muito obviamente por mérito foi do BENFICA, que mesmo quando não tinha a bola, fazia com que os jogadores do Manchester, não soubessem o que fazer com ela.

A nossa primeira parte foi de grande nível, já que não deixámos o Manchester United fazer nada.
As estatísticas, que de pouco valem, no final dos primeiros 45 minutos mostravam superioridade do Benfica em todos os aspectos (remates, posse de bola, etc). Mas os efeitos práticos disso eram quase nulos: apesar disto tudo, nunca na primeira parte fiquei com a sensação de que o Benfica estava ali para ganhar, e que estava perto de o conseguir. Pelo contrário, fiquei com aquela sensação de que faltava um bocadinho 'assim' para lá chegarmos, sendo que esse bocadinho poderia ser confiança ou atitude ganhadora. No fundo sempre me pareceu que se o resultado ficasse como estava, pouca gente na equipa ficaria muito incomodada com isso.
Na segunda parte, acusámos (e de que maneira!) o esforço físico da primeira e não estivemos tão pressionantes, mas mesmo assim nos primeiros minutos ainda controlávamos o jogo o Manchester jogava sempre em contra-ataque e na sequência de um ataque do Benfica, a equipa está toda avançada, e demora uma eternidade para recuperar as posições defensivas.
O Man Utd sai para o contra-ataque quando o Benfica tem apenas os dois centrais cá atrás (o Petit parece que só a meio do lance é que descobre que tem mesmo que começar a correr a sério) e consegue uma situação de dois para dois, em que o Luisão fica com o Ronaldo e o Anderson fica com o portador da bola (Saha).


Aqui entra em acção a inteligência deste homem, que este ano realmente está em todas. Tendo em conta que a única opção de passe do Saha está bloqueada pelo Luisão, era óbvio que a alternativa possível para este era tentar o lance individual.
A partir dái não conseguimos mais ligar uma jogada até ao fim da partida e não é bater no ceguinho mas o técnico tem que incutir nos jogadores que os jogos duram 90 minutos e que até ao fim tudo é possível. E não me parece que o Fernando Santo saiba fazer isso…
E as suas substituições acho brilhante mesmo é a forma como se consegue fazer substituições para que tacticamente não se altere nada. porque é que se substitui o extremo-direito Paulo Jorge (um extremo de raíz - que até nem estava a jogar mal, já que era dos poucos que tentava jogar para a frente quando recebia a bola) e depois se mete o Nuno Assis (que não é extremo) em campo para ir jogar a extremo-direito. Deve ser alguma variante táctica que me é inatingível.
O Miccoli entrou, mas não foi jogar para ponta-de-lança. Foi desempenhar as funções ofensivas do Karagounis (as defensivas foram atiradas ao ar, ficando para quem as apanhasse) O Miccoli nunca encontrou um lugar para jogar.
Por outro lado, os centro-campistas rebentaram e não conseguimos fazer nenhuma pressão sobre os ingleses. As bolas nem sequer chegavam aos avançados.
Acho que nessa altura o Fernando Santos deveria ter colocado o Nélson no lugar do Alcides, porque tem velocidade e estávamos a precisar disso nos flancos, já que o Simão praticamente não existiu e já não havia Paulo Jorge.
Mas não, resolveu tirar o Anderson e colocar o Mantorras, aumentando ainda mais a confusão na área. Quando as bolas raramente lá chegam em condições, não vale a pena pôr avançados que ainda por cima não sabem jogar de cabeça...e Mantorras, que foi assumir as funções de Mantorras. Ou seja, correr alegre e desmioladamente atrás da bola.
O discurso do treinador não se altera: está sempre satisfeito com a equipa, e estamos cada vez melhor.
Eu quero, sinceramente quero estar rotundamente enganado em relação ao Fernando Santos. Nada me daria mais prazer do que vir aqui engolir as minhas próprias palavras em relação a ele. Mas infelizmente, até agora ele continua a dar razão a todos os benfiquistas que, tal como eu, desesperaram assim que ele foi anunciado como treinador para esta época.
Fernando Santos não serve por uma outra razão: não tem a chamada mística.
É verdade, F. Santos parece estar zangado com tudo e com todos, parece resignado e demonstra total incapacidade para virar o rumo dos acontecimentos e as suas declarações são chatas, de total nulidade e aborrecidas.

É uma derrota que me irrita de sobremaneira porque mais uma vez fiquei com a impressão que este Man Utd estava ao nosso alcance.

Com esta derrota a nossa posição no grupo fica mais difícil e é imperioso que conquistemos no mínimo quatro pontos frente ao Celtic, no meu primeiro Post sempre afirmei que a chave estava nos jogos com o Celtic, e mais uma vez tenho razão....temos que empatar um e ganhar outro, lá ou cá isso não me interessa, no minimo temos que fazer 4 pontos, já que depois jogamos em casa com o copenhaga, e espero ir a Manchester com o 2do lugar já garantido!

Domingo lá estarei a apoiar rumo há vitória, apesar das críticas a Fernando Santos acho lamentável e triste as pessoas que exibem lenços brancos, no BENFICA e em qualquer clube, são pessoas fracas, com pouco carisma, e de certeza frustradas nas suas vidas pessoais......porque se estão no estádio é para APOIAR a 100%, mesmo não estando de acordo com algumas coisas.....Nós somos BENFIQUISTAS, temos é apoiar a equipa em qualquer situção, e peço a esta gente reles que não vá ao estádio, e fique no sofá dando utilidade aos lenços!!

P.S espero que gostem da minha própria sessão fotografica em pleno estádio da Luz.